sábado, 16 de fevereiro de 2013

Bento XVI e a Igreja do futuro



          
O papa eleito em março vai levar a Igreja católica ao século XXI ? A instituição, que se defronta na Europa com uma espetacular crise de vocações e igrejas cada vez mais vazias, precisa fazer novo aggiornamento, como o que fez João XXIII no Concílio Vaticano II ?
O novo papa vai autorizar, enfim, o casamento dos padres, a ordenação de mulheres, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, os preservativos para combater a Aids ? 
Por enquanto essas mudanças parecem sonho de uma noite de primavera romana, quando um cardeal sairá papa do conclave que se anuncia.

As perguntas se multiplicam na nossa cabeça. Com a renúncia, o papa Bento XVI deu uma lição de humanidade e desprendimento ou, ao contrário, demonstrou orgulho e soberba ao decidir que não iria dar como espetáculo ao mundo seu declínio físico ?
Um religioso compra roupas liturgicas na famosa loja Gammareli, em Roma. No alto, fotos dos papas, todos clientes da tradicional loja. Foto Leneide Duarte-Plon
Quando vi umas cenas de arquivo em que o cardeal Ratzinger dá a hóstia ao papa João Paulo II, já doente, limitado em seus movimentos, totalmente encurvado pela doença, achei que no convívio próximo com aquele homem fragilizado, o cardeal alemão decidiu que, naquela situação, renunciaria.
Ao ver Bento XVI envelhecido e fraco, não é difícil acreditar que ele não tem mais saúde para dirigir o Vaticano, não apenas um Estado mas também uma instituição religiosa multinacional espalhada pelo mundo inteiro. Não é difícil crer  que o papa decidiu retirar-se ao silêncio, longe dos olhares curiosos para dar os últimos passos em direção à morte longe da multidão de voyeurs. Parece uma decisão digna e respeitável. Leonardo Boff, que conheceu bem o cardeal Ratzinger, diz que ele é um homem tímido.
Há, porém, quem aponte causas políticas na renúncia de Bento XVI, vencido pelas lutas de poder num Vaticano governado por cardeais e arcebispos maquiavélicos, atores de escândalos sexuais e financeiros, que tecem nos bastidores tramas nada edificantes.
O resultado dos escândalos são terríveis para a Igreja. Depois da revelação dos casos de pedofilia na igreja alemã, houve uma evasão de fiéis sem precedentes : 180 mil católicos se desligaram da instituição.

Hoje, o filme de Nanni Moretti, Habemus Papam parece bem menos improvável do que quando foi lançado. Um papa que entra em pânico ao ser eleito, esmagado pelo peso da responsabilidade, não é mais uma ficção totalmente surrealista. Aquele papa era um daqueles que acreditam em Deus, como diz um amigo meu, ateu e anticlerical que divide os papas entre os que crêem e os que não crêem em Deus.

Profecias : mais uma

Mais uma profecia do apocalipse, que pode ser desmentida (ou confirmada) a partir de março.
A profecia de São Malaquias, que data de 500 anos, prediz que o sucessor de Bento XVI será o último papa. Depois do atual, virá a tribulação sob o governo do papa que se chamará Pedro, o romano. “A cidade de sete colinas será destruída e o Juiz supremo julgará seu povo », diz a profecia.
Veremos.
Se o novo papa escolher outro nome, continuamos a esperar novas previsões a serem desmentidas ad infinitum.  


Seios na Notre Dame

Na terça-feira, o grupo de feministas Femen, de origem ucraniana, que faz protestos de seios à mostra, invadiu a Catedral Notre Dame, para festejar a abdicação de Bento XVI, anunciada na véspera.
No mesmo dia, o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, condenou a ação: “Reprovo esse ato que caricatura o belo combate pela igualdade entre homens e mulheres e choca, inutilmente, muitos católicos ».
Fotos no site :

Dali :  10 mil dólares por um fio de bigode

Um fio de cabelo do bigode de Dali foi vendido por 10 mil dólares. Quem pagou foi Yoko Ono. Sem saber que era falso, claro.
Quem revela agora é a atriz Amandar Lear, que foi musa de Dali.
Segundo ela, o artista pensava que Yoko era uma feiticeira e temia mau olhado. Por isso, pediu à amiga que colhesse uma erva com aparência de cabelo, colocasse num pequeno cofre e entregasse à mulher de John Lennon.
Todo mundo sabe que o artista catalão gostava de dólares e não tinha nenhum escrúpulo para encher os bolsos de bilhetes verdes.

 Wadjda : um filme sutil e solar

Na Arábia Saudita não há cinemas. Por isso, não há produção cinematográfica.
Ora, num país onde as mulheres não votam, não podem dirigir carro, andar de bicicleta e sequer sair sem a companhia de um homem (em geral o marido, o pai ou o irmão), o primeiro filme saudita realizado por uma mulher é simplesmente uma total surpresa. Wadjda é uma revelação, pleno de inteligência e sutileza. Uma pérola.
A cineasta se chama Haifaa Al-Mansour, 39 anos, e fez uma pequena obra-prima sutil e solar. A crítica francesa saudou Wadjda com entudiasmo, assim como o júri de Veneza, que atribuiu à obra o prêmio de Melhor filme de Arte no Festival de Veneza de 2012.
A personagem do filme é uma pré-adolescente representada por uma jovem atriz determinada como seu personagem. A atriz Waad Mohammed vai longe. Com a condição de que deixe a Arábia Saudita, como a cineasta.
Antes de Wadjda, Haifaa realizou Femmes sans ombre um documentário premiado em vários festivais. Filha de um pai liberal, criada numa família de 12 filhos, Haifaa é casada com um diplomata americano. Fez sua formação na Austrália, mas realizou seu primeiro longa metragem na capital saudita, Riad, se protegendo dos olhares dentro de uma pick-up, pois não seria bem visto uma mulher dirigir uma equipe de homens.
Num país que não tem uma única sala de cinema, quem quiser ver o filme vai ter que ir a um país vizinho ou comprar o DVD.
Vida longa e liberdade para as mulheres sauditas.  

 
Qual o aeroporto mais odiado?

Acertou quem disse Roissy-Charles de Gaulle. Ele é mais odiado que o de Los Angeles, de Londres (Heathrow), de Nairobi, no Kenia, ou o de Toncontin, em Honduras.
Motivos para tanto desamor ? « Falta de sinalização, de informação nos portões de embarque, organização circular confusa, piorada pelos labirintos e túneis. Os bares e restaurantes são indignos de Paris e os toaletes são sujos e sem tampa ».
A revelação feita por CNNGo.com, site de um canal americano dedicado às viagens leva imediatamente a uma certeza : os votantes nunca devem ter passado pelo Galeão-Tom Jobim.

David Beckham : suite imperial

Pobre David Beckham !
O jogador inglês está em Paris há quase um mês para uma temporada no clube parisiense Paris Saint-Germain. A imprensa revelou que o craque está morando na suite imperial do Hotel Bristol, um cinco estrelas a poucos metros do Palácio do Eliseu, na rue du Faubourg Saint-Honoré.
A suite tem 300 m2 e custa somente 17.500 euros por dia.
A família fica em Londres. Por uma questão de impostos, domicílio fiscal, segundo explica uma advogada. Mesmo que ele tenha informado à imprensa que tudo o que ganhar no PSG vai ser doado a uma associação que se ocupa de crianças carentes.
As más línguas dizem que o nome da associação, não revelada, é Victoria Beckham.

Hossexualidade : doença ou pecado capital ?

Temos um casal de amigos que adotou um menino russo. Boris é lindo e inteligente. Em pouco tempo, depois de chegar em Paris com quase três anos, já falava e entendia bem o francês. Agora « camarada Boris » um perfeito parisiense, bem integrado na escola. Já não precisamos tentar dizer “Niet” quando queremos afastá-lo de algum perigo. Basta explicar em francês pois ele já tem o vocabulário das crianças de sua idade.
Acontece que em dezembro passado a Rússia de Vladimir Poutin aprovou uma lei que proíbe crianças russas de serem adotadas por americanos. Este ano, a proibição se estendeu aos casais de gays que vinham de países europeus adotar órfãos russos. Como a França adotou esta semana a lei do casamento de pessoas do mesmo sexo, a proibição vai atingir os gays franceses.
No Rossiiskaia Gazeta, o representante do Kremlin para os direitos da criança, Pavel Astakhov justificou : « Nossa Constituição e o código da família dizem que um casamento é a união de um homem e uma mulher. Nenhuma outra coisa. Ponto ». Citando a convenção da ONU dos direitos da infância, ele continua : « Não se pode mudar o modelo, a criança precisa de um pai e de uma mãe ».
Na semana passada, o país de Putin adotou uma lei de severo controle dos homossexuais e da expressão da homossexualidade no espaço público. Tudo o que pode ser considerado « propaganda da homossexualidade » será severamente reprimido.
A maioria dos russos consultados numa pesquisa hesita em  considerar a homossexualidade uma doença ou um pecado capital.
No Irã e em alguns países muçulmanos, os homossexuais são condenados à morte…


Tortura : crime imprescritível

Os assassinos do deputado Rubens Paiva estão soltos. Rubens Paiva está até hoje desaparecido.
Para quem não leu a entrevista de Marcelo Rubens Paiva no Estado de São Paulo, no dia em que a Comissão da Verdade confirmou a morte de seu pai sob tortura, desmontando a versão oficial, fantasiosa e delirante, eis uma das respostas do escritor. A certa altura a repórter diz :
Pela lei da anistia de 1979, os responsáveis não podem ser punidos.
Marcelo Rubens Paiva responde: « Eu discordo. Essa é uma lei antidemocrática, promulgada com o Congresso engessado pelo Pacote de Abril, com senadores biônicos. Na época, não existia debate democrático, a imprensa estava sob censura, as passeatas e manifestações pela anistia eram reprimidas brutalmente pela polícia. A oposição brasileira estava metade morta e metade no exílio, os partidos de esquerda não podiam existir, os sindicatos não tinham liberdade. Como é que alguém pode dizer que a lei, promulgada nesse clima, é democrática? Outro paradoxo dessa história é que o Brasil é signatário da carta internacional que afirma que a tortura é crime contra a humanidade e, portanto, imprescritível. Como é que o País, sendo signatário da carta, considera a tortura prescritível? »

Nenhum comentário: