quinta-feira, 28 de abril de 2011

De Farnese a Ratzinger, Roma e seus papas





Ir a Roma e não ver o papa. Sobretudo quando o papa em questão se chama Ratzinger e esmagou a teologia da libertação. Quando o vejo na televisão ou em fotos não posso deixar de pensar em Leonardo Boff e em outros teólogos que me são caros. Ratzinger não me interessa. Não vou vê-lo.

Mas difícil não passar pelo Vaticano. No fim de semana romano de três dias ensolarados e primaveris de abril, quando a Italia comemora os 150 anos da unificação, (foto) pude perceber de longe a Basílica de São Pedro, ao passar duas vezes de carro, com a artista Giovanna Picciau, perto da Via della Concilliazione.

Difícil ir Roma sem ver um papa. Enormes cartazes (foto de um pequeno poster) em toda a cidade anunciavam o lançamento naquele mesmo dia (sexta-feira, 15 de abril) em 500 cinemas do país do filme de Nanni Moretti, Habemus Papam, com Michel Piccoli no papel de um papa que renuncia ao cargo. Nos jornais, vários artigos comentavam a beatificação precoce de João Paulo II, dia 1° de maio. Fico sabendo que existe uma inflação de santos : 7.275, segundo os ingleses e 7.500, segundo a contabilidade francesa. No dia 16 de outubro, escolhido para celebrar João Paulo II, já há mais 23 santos. Um verdadeiro engarrafamento.

A ida a Roma começou com um agradável encontro no avião. Ao nosso lado, uma jovem francesa, Claire-Mélanie Sinnhuber, puxou assunto e ficamos sabendo que era uma compositora com bolsa de estudos na Villa Médicis, um dos dois mais belos patrimônios franceses em Roma, juntamente com o Palácio Farnese, sede da embaixada.

Foi para ver a exposição do Palácio Farnese que viajamos a Roma. A sede da representação francesa é o mais belo palácio romano, residência dos príncipes Farnese, de cuja família se originou o Papa Paulo III, representado por Rafael quando ainda era o cardeal Alexandre Farnese. Ticiano pintou o papa Farnese-Paulo III já idoso, ao lado de dois de seus netos. Sim, netos. Os papas do século XVI, como nos séculos anteriores, tinham filhos, netos, favoritas e nepotes (sobrinhos). Mal saídos da infância, os sobrinhos dos papas eram nomeados cardeais, o que gerou o termo nepotismo. Mas isso é outra história.

A exposição das obras de arte que fizeram parte da fabulosa coleção do palácio Farnese e estão hoje nos museus de Nápoles, do Louvre e outros museus italianos e europeus, terminou no fim de abril deste ano e durou apenas alguns meses. A embaixada francesa nunca antes abrira as portas ao público. O atual embaixador, Jean-Marc de La Sablière, é o responsável pela ideia da exposição que permitiu a visita da embaixada com a mostra de cento e quarenta das milhares de obras de arte extraordinárias que a família Farnese reuniu durante muitos anos.

A sala de trabalho do embaixador é tão grande e suntuosa que fiquei a pensar como o cargo deve ser disputadíssimo no Quai d’Orsay.

Michelangelo foi um dos artistas que participaram da construção do magnífico palácio cedido pela Itália à França em 1936, por 99 anos, num acordo similar ao que regula a ocupação da embaixada italiana em Paris. Datando também do século XVI, as maravilhosas pinturas murais dos irmãos Carrache lembram os afrescos da Capela Sistina.

Achille, o gato preto da Villa Médicis


A Villa Médicis é um pedaço da França em Roma.

Também chamada de Académie de France à Rome, a instituição foi criada por Luiz XIV mas foi Napoleão quem comprou o palácio situado na Villa Borghese.

Nesse lugar privilegiado, jovens franceses ou estrangeiros ganham, através de um concurso disputadíssimo, bolsas de estudo para compor música, como Claire-Mélanie, para trabalhar em projetos de escultura, de pintura e de literatura.

Em 1961, a artista plástico Balthus foi nomeado pelo ministro da cultura André Malraux diretor da Académie de France em Roma e a Villa Médicis deve a ele muito de seu aspecto atual, conforme nos ensinou Claire-Mélanie.

O domingo começou com a visita guiada por Claire-Mélanie que nos mostrou interiores da Villa, onde o visitante comum não entra. Da Villa Médicis tem-se uma das mais belas vistas de Roma, inclusive do Vaticano (foto).

Nos jardins, sob um sol primaveril Claire-Mélanie era acompanhada de perto por Achille, seu gato preto que a segue pelos jardins à la française e depois retorna sozinho ao charmoso apartamento de sua dona dentro da ala residencial da Villa.

No apartamento, a compositora dispõe de um enorme espaço onde reina soberano um piano de cauda.


Lei seca em Roma

O Campo dè Fiore, uma das praças mais agradáveis do centro histórico de Roma agora é vigiado pela polícia, como a Fonte de Trevi e outros locais turísticos, depois de 11 da noite, para reprimir infratores da lei que proíbe bebida alcoólica na rua. A estátua de Giordano Bruno serve de ponto de encontro de quem vai beber ou jantar pelas redondezas. De dia, a praça tem uma das feiras mais bonitas da cidade.

O barulho e a incivilidade dos bebedores do mundo inteiro fizeram com que as autoridades criassem a multa de 50 euros para quem for encontrado depois das 11 com uma garrafa de cerveja ou outro tipo de bebida alcoólica na mão, no centro histórico de Roma.

Os jornais justificam : Roma vive do turismo (são 12 milhões de turistas por ano) e não pode se dar ao luxo de desprezar a segurança dos visitantes nem de comprometer a paz dos moradores.

O melhor de WikiLeaks

Por Leneide Duarte Plon, de Paris em 5/4/2011(publicado no Observatório da Imprensa)

"A questão do equilíbrio entre o poder do Estado e o contrapoder exercido pelos cidadãos é legítima e dificilmente contestável quando se trata de Estados totalitários. Mas é menos evidente quando se trata de Estados democráticos."

A frase é do ex-embaixador francês no Senegal, o escritor Jean-Christophe Rufin, num artigo publicado originalmente no jornal Le Monde e reproduzido na publicação fora de série Le meilleur de WikiLeaks (O melhor de WikiLeaks), lançada na França pelas Edições Le Monde. Rufin se pergunta se é legítimo questionar e pôr em risco as instituições democráticas fruto da livre expressão da vontade popular, como o fez WikiLeaks, o polêmico site criado pelo australiano Julian Assange. "A partir de que patamar se passa da mobilização útil à ameaça contra o contrato social?" escreve o escritor.

A dificuldade de exercer plenamente o contrapoder em relação a Estados democráticos foi colocada em praça pública pelo site WikiLeaks no caso da divulgação de documentos secretos originários de embaixadas americanas referindo-se à política de países como a França, a Grã-Bretanha e o Brasil, entre muitos outros.

"Desejável e problemática"

Depois de várias semanas publicando e analisando o conteúdo de diversos dos famosos telegramas, o jornal Le Monde – um dos cinco órgãos de imprensa (com o espanhol El País, o inglês The Guardian, o americano The New York Times e o semanário alemão Der Spiegel) que publicaram e analisaram os documentos recebidos pelo fundador do site – deu a seus leitores acesso a uma seleção de alguns dos telegramas secretos com a publicação da revista Le meilleur de WikiLeaks, na qual, além de alguns dos mais polêmicos telegramas, o debate é enriquecido com análises e artigos contraditórios.

O embaixador dos Estados Unidos na França, Charles Rivkin, por exemplo, se mostra totalmente contrário à divulgação por entender que "a confidencialidade é um elemento intrínseco da diplomacia e a divulgação de documentos secretos coloca em risco a segurança de pessoas no mundo todo".

Em seu artigo, Timothy Garton Ash, historiador e professor de estudos europeus da Universidade de Oxford, escreveu que "a divulgação dos telegramas americanos é, ao mesmo tempo, desejável e problemática". Mas termina seu texto dizendo que aposta que "o governo americano deve se arrepender amargamente de sua decisão bizarra de confiar toda uma biblioteca diplomática recente a um sistema informático militar tão bem protegido que um jovem de 22 anos pode copiá-lo facilmente num CD de Lady Gaga".

Princípios fundadores da democracia

Aurélien Colson, professor de Ciências Políticas na França e respeitado pesquisador do segredo e da transparência na diplomacia, escreve, no artigo intitulado "Em direção de um novo equilíbrio entre segredo diplomático e direito de saber?", que ao divulgar os telegramas diplomáticos do Departamento de Estado destinados a permanecerem secretos, WikiLeaks poderia invocar os pais da diplomacia e da democracia americana. Ele afirma em seu artigo:

"Entre a independência de 1776 e a Constituição de 1787, George Washington, Benjamin Franklin, George Mason e outros republicanos estabeleceram como princípio a recusa do segredo nas negociações internacionais. Essa recusa traduzia uma rejeição americana dos hábitos da diplomacia europeia de então, que costumava fazer acordos obscuros e tratados secretos em nome de monarcas que não tinham que dar contas de seus atos."

Nesse caso, não é o criador de WikiLeaks quem deveria ser julgado, mas sim Barack Obama e Hillary Clinton, que com a diplomacia do segredo traem os princípios fundadores da democracia americana.

Re-descobrindo Burle Marx

A obra de Roberto Burle Marx merece até o fim de julho uma visita no Museu da Arquitetura e do Patrimônio, na Place du Trocadéro, em Paris. A exposição « Roberto Burle Marx, La permanence de l’instable » me fez descobrir que ele cantava para os amigos compositores clássicos em alemão. A retrospectiva é organizada por Lauro Cavalcanti e já foi apresentada em São Paulo.

Entre as muitas descobertas da exposição, vejo desenhos do artista que não conhecia e neles percebo esculturas de Celso Antônio (O Trabalhador, e Moça ajoelhada), que foi aluno de Antoine Bourdelle. Burle Marx foi aluno de Celso Antônio no Museu Nacional de Belas Artes, na década de 30.

Fotos de Leneide Duarte-Plon

23 comentários:

MJFortuna disse...

Nem tampouco quero vê-lo. Pelos seus mesmos motivos.
Sempre visito seu blog. Tenho uma filha em Lyon e lia seus artigos no jornal do Fritz.
Um grande abraço

Maria J Fortuna

Leneide Duarte-Plon disse...

Maria, é uma honra receber sua visita. Não sei se você vai ler minha resposta. Se o fizer, receba um abraço.
Leneide

victor disse...

Cara Leneide, fomos colegas no Globo e no JB e sempre a admirei bastante. Vivo agora no interior de S.Paulo e acompanhava sempre pelo jornal do Fritz e em seguida por seus "Recados", mas seus artigos se tornaram menos constantes, o que é uma pena. Ouvi dizer que você tem um blog, por onde é mais fácil le-la. É isso mesmo? Grande abraço.

MJFortuna disse...

Li sim Leneide, pois acompanho seu blog oficialmente. Adorei seu recado. A honra é toda minha!
Outro grande abraço

Maria J Fortuna

http://arteseartesmjfortuna.blogspot.com/

Anônimo disse...

I must thanκ you for the efforts yοu've put in writing this site. I'm hoρing to see thе same high-gгadе сontent by you in
thе futuгe as well. In truth, your creаtіve ωriting abilities
has inspired me to get my own, persοnal sitе now ;
)
my site :: www.prweb.com

Anônimo disse...

What's up everyone, it's my first pay а quicκ visit at this sitе,
anԁ artiсle iѕ genuіnely fruitful in support οf
me, keep up postіng thesе ρоsts.
Take a look at my page : sfgate.com

Anônimo disse...

Ηi it's me, I am also visiting this web site daily, this web site is really pleasant and the users are really sharing nice thoughts.

Feel free to surf to my homepage ipl hair removal

Anônimo disse...

Sωeеt blog! I found it while bгowѕіng on Υahoo Neωs.

Dо you have any tips on how tο get listed in Yаhoo Νеws?
I've been trying for a while but I never seem to get there! Appreciate it

Look at my blog ... www.mfas.com

Anônimo disse...

Amazing! Its gеnuinely аwesome ρiece of ωrіtіng, I havе gοt much сlеar idea аbout from this post.


Ηeгe iѕ mу ωeb ѕіte: sfgate.com
my site - V2 Cigs reviews

Anônimo disse...

This design іs speсtacular! You certainly κnoω hοw to kеep a reader amused.
Betwеen уour wit and уour videos, I wаs almοst mоved tο start my own blog (well, almost.
..ΗaHa!) Fantastic job. I really lovеd what you had to ѕay, аnd
more than that, how you ρresented it. Τoο cοol!



my page :: v2 cigs reviews

Anônimo disse...

My brοtheг suggеsted I mіght
like this web ѕite. He waѕ entirely right. Тhis ѕubmit tгuly maԁe my ԁay.
You can not imagine juѕt how much time I hаd spent fог this
infο! Thanks!

mу hοmeрage - http://se416.socialengine101.com/
Also see my web page :: mouse click The Next webpage

Anônimo disse...

І wаs гecommendeԁ thіs website by my cousin.

I am not sure whethеr this pοst is wгitten
by him as no one else know suсh dеtailed about my difficulty.

Υou are ωonderful! Thanks!

Looκ into mу web-site mouse click the Next article

Anônimo disse...

Ηi, after reading this awesome piece of writing i аm also ԁelighted tо
ѕharе my knoωlеdge here ωith colleagues.


Ϻy web blοg ... www.gta-roleplay.net

Anônimo disse...

Ιt's remarkable to visit this web site and reading the views of all mates about this piece of writing, while I am also zealous of getting familiarity.

Check out my web blog; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

I love your blοg.. vеry nіce colors & theme.
Diԁ yοu deѕign this website yourѕelf or did you hire ѕоmeone to do it fοr you?

Plz respοnd as I'm looking to design my own blog and would like to find out where u got this from. cheers

My blog :: click through the following document

Anônimo disse...

Way cool! Somе ѵery valіd points! I apρгeciate you wгitіng this article аnd аlso the rest оf the sіte is νery good.


Feel frеe to ѕurf tо my web blog: http://titanicni.co.uk/article.php?id=192

Anônimo disse...

Appreciate the recommendatіon. Let mе try it out.



Ηегe is my ωeblоg: sensepil

Anônimo disse...

Hello, just wanted to tell you, I enjoyed
this article. It was funny. Kеep on poѕting!



Αlsο vіsit my sitе :: http://Www.sfgate.com

Anônimo disse...

I rаn across this nice webѕitе аbοut facebooκ and аlso we're pleased you have discounts

Take a look at my site green smoke promo code

Anônimo disse...

Thanκ уou for everу οtheг іnformative blog.
Wherе elsе could I get that kіnԁ
of info wгitten іn suсh а ρerfеct mеthod?
Ι've a project that I am simply now working on, and I have been on the look out for such info.

Also visit my page - skyshout.com

Anônimo disse...

I uѕеd to be rесommended this ωebsite by means
of my сousіn. I'm now not positive whether this publish is written via him as no one else know such special approximately my problem. You're wondеrful!
Thank уou!

Stop by my wеb page: palswap.com

Anônimo disse...

Hi theгe! Do you know if they makе anу plugins to protect against hаckers?
I'm kinda paranoid about losing everything I've workeԁ harԁ on.
Аny recommendatiοns?

Also visit mу web-ѕitе; Suggested Website

Anônimo disse...

Тhanks for ones marvеlous posting! I trulу enjoyed reaԁing it, you can
bе a gгeat аuthοr.
ӏ wіll mаκe сertain tо bookmark your blog anԁ ωill
сome bacκ ԁown the гoaԁ.
I want tо encouгаge you
to ultimately continue your great јob, haѵе a nіce evеnіng!



Also vіѕit my web blоg; Http://Www.Prweb.Com/Releases/Silkn/Sensepilreview/Prweb10193901.Htm