segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Israel: tortura de crianças palestinas

Quando um « affaire Dreyfus » em Israel?

Recebo da ACAT uma carta para ser enviada ao primeiro-ministro israelense. A Action des Chrétiens pour l’Abolition de la Torture propõe aos simpatizantes que encaminhem a Benjamin Netanyahu uma carta denunciando a tortura de menores palestinos. Segundo a ACAT, todo ano, entre 500 e 700 crianças da Cisjordânia, acusadas de jogar pedras e coqueteis Molotov são presas e sujeitas a torturas pelas forças de segurança israelenses. Depois são condenadas em julgamentos sem equidade.
Quem quiser, pode assinar o texto da carta por e-mail, no site internet www.acatfrance.fr na rubrica "Agir avec l'ACAT"

A propósito, vale citar a socióloga israelense Eva Illouz, que fez seus estudos na França e nos Estados Unidos antes de fazer carreira na Universidade hebraica de Jerusalém. Num artigo de página inteira do Le Monde de 4 e 5 de novembro, intitulado « Justiça ou tribalismo » (Justice ou tribalisme), Eva Illouz discorre longamente sobre o « affaire Dreyfus » rememorando o caso do capitão francês, judeu, acusado de espionagem injustamente por antissemitas em 1894. O julgamento dividiu o país e Dreyfus acabou sendo reabilitado depois de 12 anos de batalha judicial e midiática. A França se dividiu em « dreyfusards » e « anti-dreyfusards » (pró e contra Dreyfus). Emile Zola escreveu o famoso artigo « J’accuse » em defesa do capitão.
Eva Illouz argumenta : « a defesa de um inocente pertencente a uma minoria e acusado injustamente seria impensável hoje em Israel”. E explica : « a Justiça em Israel é o que é bom para a tribo. Aos olhos da maior parte de nossos  políticos e de nossos militares, a ideia de que é preciso defender a causa da verdade e da justiça, longe de ser um imperativo evidente, passa por uma incrível prova de ingenuidade ».
Segundo ela, a França de fins do século XIX era dominada pela aliança nefasta de religião, de nacionalismo e de militarismo securitário. « Deixo ao leitor o cuidado de decidirr se conhece um outro país capaz de desenvolver essa mistura de religião, de nacionalismo, de obsessão securitária e medo do inimigo interno », diz a socióloga.
Ela conta que durante a primeira guerra, Dreyfus, já aposentado, apresentou-se como voluntário. Por quê ? Eva Illouz responde : « Porque amava seu país. Porque defendendo um pequeno capitão judeu a França tinha defendido a Justiça para todos, preservando assim sua autoridade moral. Hoje, nossa mensagem a Herzl poderia ser a seguinte : o sionismo terá concluído sua tarefa no dia em que Israel tiver seu  caso Dreyfus ».


 Casamento para todos?


A lei que permite o casamento gay deverá ser votada até junho de 2013  pelo Parlamento francês. Mas o debate já está há alguns meses na mídia.
Do lado dos que combatem a lei, colocam-se a igreja católica e a maior parte do eleitorado e de politicos de direita. Até o grande rabino da França deu entrevista ao Le Monde para condenar o « casamento para todos ». O nome da lei é uma forma de evitar o termo popularizado pela imprensa, « casamento gay ».
 Nesse campo contra o “casamento para todos” (“mariage pour tous”) se engajou o proprietário do jornal Le Figaro, Serge Dassault, fabricante e exportador de armas, que tenta há vários anos vender seus aviões « Rafale » ao Brasil.
Do alto de seus 87 anos, o velho reacionário, senador pelo partido de direita UMP, declarou que uma das causas da decadência da Grécia “naquela época” (sic) foi o homossexualismo. “Isso representa a decadência total, o fim da família, o fim do desenvolvimento sadio das crianças, o fim da educação. Aprovar o casamento para pessoas do mesmo sexo seria um perigo enorme para toda a nação”.
Em  matéria de argumentos contra, convenhamos que não é dos mais brilhantes. Nem original. Se Dassault, a quinta fortuna da França, não tivesse herdado de seu pai a indústria de armamentos, provavelmente estaria desempregado, a depender unicamente de sua erudição. Ou senador, afinal há sempre eleitores de direita que votam nesses reacionários, que não escondem o que pensam da classe operária e das leis que a protegem dos patrões escravagistas que acham, como ele, que os empregados deveriam dormir no local de trabalo para pegarem mais cedo no batente. As entrevistas dele são o exemplo do pensamento mais reacionário da direita francesa.
Entre os católicos, nem todos são contra. O jornal Libération fez um perfil do vice-presidente da associação homossexual David et Jonathan,  o jurista católico Patrick Sanguinetti. Homossexual assumido - como o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë e o ex-ministro Frédéric Mitterrand - Sanguinetti diz discordar das posições da igreja católica. Ele acha, no entanto, que a Igreja não pode ser acusada de homofobia pois conhece  muitos padres que não  o são.
Segundo o jurista, Jesus nunca rejeitou ninguém por sua orientação sexual. Ele provoca : « A Igreja católica defende a família clássica. Mas na Bíblia encontramos diversos tipos de família. Jacó teve filho de duas mulheres. Ruth se ligou afetuosamente a Noêmia. E a Sagrada Família ? Jesus, Maria, José e o Espírito Santo não formam exatamente uma família clássica, não ? Maria ficou grávida antes do casamento com José que foi, portanto, o pai adotivo de Jesus. E além disso, há Davi e Jonatan. Davi disse que o amor de Jonatan era mais maravilhoso que o amor das mulheres ».
No Le Monde do primeiro fim de semana de novembro, havia uma matéria de página inteira em torno do tema : « Homos et cathos, comment ils vivent le paradoxe » (Homossexuais e católicos, como eles vivem o paradoxo). Os entrevistados diziam que a igreja tem dificuldades de aceitar a homossexualidade deles.


Políticos, mais trabalho e menos regalias !

A democracia francesa está longe, bem longe da perfeição. Os deputados, por exemplo, recebem uma verba mensal de 6.412 euros da qual não precisam prestar contas. Uma proposta de prestação de contas transparente foi recentemente rejeitada pelos senhores deputados. Uma petição que circulou pela internet propôs o controle dessa verba para tornar a Assembleia Legislativa (o Congresso francês) mais transparente.
Por outro lado, o ex-primeiro-ministro Lionel Jospin entregou na semana passada ao presidente François Hollande o relatório da comissão que presidiu para reformar a vida política francesa. Entre as dezenas de medidas preconizadas pelo relatório Jospin, as principais são a proibição do exercício de funções ministeriais com qualquer mandato local, a proibição de exercício de mandato parlamentar com um mandato eletivo local (prefeito) e a mudança do estatudo jurídico do presidente da República e dos ministros, que hoje estão acima da lei com a imunidade de que desfrutam.
Hoje, um ministro pode acumular a função com um mandato eletivo, um prefeito pode se eleger deputado sem ter que escolher entre uma das duas funções. A grande maioria dos deputados acumula o mandato com a função de prefeito. São os famosos député-maire. Quase todos se dividem entre a prefeitura de suas cidades, algumas horas por semana, e o Parlamento,  outras horas semanais, acumulando funções e salários.
  Agora só falta vontade política para votar essas mudanças. O que não vai ser nada fácil pois a maioria do políticos quer manter o status quo, sobretudo o direito de acumular mandatos.

Celular : perigo

A Justiça italiana acaba de reconhecer uma relação de causa e efeito entre os celulares e o tumor cerebral. Dois médicos italianos, um neuro-cirurgião e um oncologista, deram parecer relacionando o uso intensivo do celular à doença de Innocente Marcolini, um tumor benigno num gânglio situado no interior do crânio.   Outros quatro casos similares estão em andamento na Itália. O paciente foi declarado inválido, vítima de doença professional. Ele utlizou o cellular de cinco a seis horas por dia durante doze anos.
No ano passado, o Centro Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, ligado à Organização Mundial da Saúde já havia classificado como possivelmente cancerígenos os campos eletromagnéticos de radiofrequência, entre os quais os de telefone celular.

Hollande acerta o passo com a História

Em 17 de outubro de 1961, 30 mil argelinos de Paris e dos subúrbios desfilaram  na capital francesa para protestar contra o toque de recolher. A guerra da Argélia estava chegando ao fim mas a polícia francesa reprimiu a passeata dos argelinos com uma brutalidade digna das piores ditaduras. Naquela noite, entre 50 a 250 pessoas morreram vítimas da violência policial. A imprensa não noticiou o fato e nunca a França reconheceu oficialmente o que se passou naquela noite.
Este ano, no aniversário do massacre um comunicado do presidente Hollande dizia  que « a República reconhece com lucidez a repressão sangrenta da manifestação dos argelinos em Paris. Cinquenta e um anos depois dessa tragédia, homenageio as vítimas ».
Dessa forma, Hollande se junta a Jacques Chirac na lista dos presidentes que não têm medo de enfrentar a história quando ela desonra a República. Jacques Chirac nos anos 90 reconheceu a responsabilidade da República francesa na prisão em massa de judeus em Paris, enviados para campos de concentração nazista, em 1942. O episódio ficou conhecido como « la rafle du Vel’d’Hiv » e faz parte da história do filme de Joseph Losey, « Monsieur Klein ».  
A Comissão da Verdade também está reconciliando os brasileiros com sua história. Esperemos que consiga trazer à luz o que aconteceu com os desaparecidos da ditadura civil-militar de 1964-1985. E que o país possa conhecer os nomes dos que torturaram e mataram nos porões da ditadura, protegidos pela lei de Segurança Nacional.


Maconha : legalizar ou descriminalizar ?
 Fotos de Leneide Duarte-Plon

Dois ministros de Hollande já foram desautorizados ao se manifestarem pela descriminalização da maconha. Eles defenderam a descriminalização e não a legalização ! Hoje quem fuma comete um delito diante da lei.
Primeiramente, a jovem ministra da Habitação, Cécile Duflot se declarou pela descriminalização. Depois, o ministro da educação, Vincent Peillon falou en passant da descriminalização. Ambos levaram pitos pois a posição oficial do governo é manter a atual lei. Apesar de ser um dos países europeus onde o uso de maconha é mais disseminado, a França tem a lei mais severa do continente europeu. O consumo de drogas, inclusive a da maconha, é um delito penal passível de pena de um ano de prisão e de 3.750 euros de multa.
Isso não impede que 39% dos jovens entre 15 e 17 anos declarem já ter fumado. Provavelmente ignoram os estudos científicos publicados recentemente na imprensa francesa que provam que ela provoca uma diminuição do desenvolvimento intelectual, acentua os riscos de ansiedade, de depressão e de distúrbios psíquicos.




6 comentários:

Anônimo disse...

children of the lamp free ebook http://audiobooksworld.co.uk/Athanassios-Iliadis/m10135/ free download oracle ebook [url=http://audiobooksworld.co.uk/Secret-Empire/p20054/]sitches earth chronicles ebook download[/url] mortal engines ebook audiobook

Anônimo disse...

free mechanical engineering ebook http://audiobooksworld.co.uk/J-O-Connell/m54501/ polymer clay ebook [url=http://audiobooksworld.co.uk/es/Home-ownership-Getting-in-getting-from-getting-out/p227724/]48 laws of power ebook download[/url] c# ebook download

Anônimo disse...

[url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/dilantin.htm][img]http://onlinemedistore.com/11.jpg[/img][/url]
walmart pharmacy locations http://certifiedpharmacy.co.uk/products/tenormin.htm cvs pharmacy in atlanta [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/evista.htm]preparation h cream with biodyne canadian pharmacy[/url]
controversies in pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/hytrin.htm rasu pharmacy anchorage ak [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/parlodel.htm]parlodel[/url]
pictures of pharmacy layouts http://certifiedpharmacy.co.uk/products/innopran-xl.htm stories of ethical dilemma in pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/catalogue/k.htm]pharmacy continuing education and reviews[/url]
va greater los angeles area pharmacy residency http://certifiedpharmacy.co.uk/products/coumadin.htm list pharmacy visit freeboard topic [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/relafen.htm]relafen[/url]

Anônimo disse...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/products/ilosone.htm][img]http://onlinemedistore.com/7.jpg[/img][/url]
partell pharmacy las vegas http://englandpharmacy.co.uk/products/lanoxin.htm cvs pharmacy glen ellyn [url=http://englandpharmacy.co.uk/catalogue/z.htm]pharmacy sid[/url]
king soopers pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/categories/healthy-bones.htm az board of pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/keftab.htm]keftab[/url]
central pharmacy outpatient http://englandpharmacy.co.uk/products/lipitor.htm rxscript pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/biaxin.htm]quarmby pharmacy long island[/url]
target pharmacy coupon 2008 http://englandpharmacy.co.uk/products/diamox.htm dan heller pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/trazodone.htm]trazodone[/url]

Anônimo disse...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/categories/anti-allergic-asthma.htm][img]http://onlinemedistore.com/6.jpg[/img][/url]
pharmacy internships http://englandpharmacy.co.uk/products/azulfidine.htm online usa pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/aricept.htm]vet pharmacy info[/url]
canadian no pharmacy prescription norvasc http://englandpharmacy.co.uk/products/luvox.htm pharmacy samoa [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/triphala.htm]triphala[/url]
interview help for pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/catalogue/o.htm strathclyde uni pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/serevent.htm]pharmacy lamp[/url]
belice canadian pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/apcalis-oral-jelly.htm rite aid pharmacy website [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/oxytrol.htm]oxytrol[/url]

Anônimo disse...

[url=http://fdaapproved.co.uk/products/lukol.htm][img]http://onlinemedistore.com/11.jpg[/img][/url]
people pharmacy http://fdaapproved.co.uk/products/procalisx.htm genes pharmacy [url=http://fdaapproved.co.uk/products/differin.htm]find cheap no script pharmacy for darvocet[/url]
university of iowa pharmacy school http://fdaapproved.co.uk/products/chloroquine.htm pharmacy board guidelines victoria [url=http://fdaapproved.co.uk/products/coumadin.htm]coumadin[/url]
school of pharmacy prerequisites georgia http://fdaapproved.co.uk/products/gift-kamagra-jelly.htm pharmacy order prescription [url=http://fdaapproved.co.uk/products/pamelor.htm]health plus pharmacy[/url]
allegra d online pharmacy http://fdaapproved.co.uk/products/voltaren.htm creighton university school of pharmacy [url=http://fdaapproved.co.uk/products/eriacta.htm]eriacta[/url]