terça-feira, 9 de outubro de 2012

O ouro de Moscou




Nos tempos de anticomunismo visceral, que vigorou no Brasil depois da fracassada revolução comunista de 1935, que a direita chama de « Intentona », o « ouro de Moscou » era a expressão pejorativa usada para designar o dinheiro que os comunistas recebiam da União Soviética para financiar a revolução.
Mudaram os tempos. Hoje o dinheiro que jorra de Moscou está nas mãos de uma oligarquia que gasta a rodo nos hotéis cinco estrelas de Paris e passeia nas capitais europeias em Ferrari, entre outros sinais exteriores de uma extravagante riqueza.
No lançamento do i-phone 5 na loja parisiense dos Champs Elysées, muitos fanáticos da marca fizeram fila durante a noite para serem dos primeiros a possuir o gadget tecnológico. Os jornais franceses contaram que entre os adoradores da marca da maçã havia ricos russos que vieram de Moscou a Paris comprar seu novo aparelho. Mas como cada pessoa que se aproximava do objeto do desejo só podia adquirir duas unidades, os russos alugaram SDFs (sans domicile fixe) franceses, os pobres moradores de rua, para fazerem fila. Assim, puderam comprar um número maior de aparelhos para levar para Moscou.
Herbert Marcuse reconheceu que havia subestimado a capacidade do sistema sócio-político em desenvolver formas de controle social cada vez mais eficazes. Entre essas formas de controle, está a produção de bens supérfluos cada vez maior, para redirecionar necessidades de prazer e satisfação da população
O ouro de Moscou serviu outros tempos para alimentar o ideal de igualdade e justiça social. A sociedade de consumo devorou o sonho.

O ouro do Qatar

Qual o país que mais vezes teve representantes recebidos no Palácio do Eliseu depois que François Hollande assumiu ? Nem a Alemanha, nem os Estados Unidos, nem a Inglaterra. Foi o Qatar. De uns anos para cá, o pequeno emirado do Golfo entrou definitivamente na lista dos amigos da França. Dono de 100%  do Paris Saint-Germain desde junho quando comprou os restantes 30% do capital do clube  que  pertenciam ao fundo americano Colony Capital, o Qatar tornou-se um aliado de primeiro time. O emir tem palácios na França e foi recebido com pompa e circunstância por Sarkozy. Agora é a vez de Hollande. Et pour cause. A França é o principal fornecedor de armas do Qatar e a empresa francesa de petróleo Total tem uma posição de primeiro plano no emirado.
Agora, o Qatar lançou um plano para incentivar pequenas empresas nas banlieues francesas através de financiamento de projetos inovadores de jovens futuros empresários. A identidade árabe dos filhos de imigrantes da periferia das grandes cidades francesas é vista com desconfiança na França enquanto os qataris os vêem como jovens que devem ser estimulados e financiados na sede de criar empresas e empregos.
Em tempo de crise e desemprego, o ouro do Qatar é mais que bem-vindo.

Carta a Gramsci

O historiador marxista Eric Hobsbawn, que morreu em Londres aos 95 anos, enviou uma vídeo-carta ao filósofo Antonio Gramsci na qual dizia : « Você morreu há sessenta anos mas vive no coração dos que desejam um mundo onde os pobres tenham a possibilidade de tornar-se verdadeiros seres humanos ».
Se eu fosse cartunista, desenharia o encontro dos dois numa nuvem, com Hobsbawm perguntando a Gramsci : « Recebeu minha carta ? »

Kadhafi eliminado por Sarkozy ?

Quem matou Kadhafi ? Alguém que preferia vê-lo morto pois ele sabia demais e diante da Corte Penal Internacional podia contar coisas comprometedoras para alguns poderosos. O jornal italiano Corriere della Sera revelou que Mahmoud Jibril, ex-primeiro ministro do governo de transição líbio e hoje presidente do Conselho executivo do Conselho Nacional de Transição, disse ao canal egípcio  Dream que « o presidente Sarkozy tinha razões de sobra para fazer com que Kadhafi se calasse ».
Segundo Jibril, quem matou o coronel Kadhafi foi um agente secreto francês. A história, reproduzida pelo jornal L’Humanité, faz sentido pois depois do começo da insurreição na Líbia e vendo a França intervir diretamente a favor dos rebeldes, Kadhafi ameaçou tornar públicos os documentos provando que enviara muitos milhões de dólares para a campanha do presidente francês em 2007. Antes da insurreição, Sarkozy sempre cortejou Kadhafi a ponto de tê-lo recebido em Paris com pompa e circunstância em 2008. Para lhe agradecer os milhões da campanha ? Sarkozy e seus mais próximos colaboradores levarão esse segredo para o túmulo.
Parece impossível provar a versão do assassinato de Kadhafi pelos serviços secretos franceses. Mas de qualquer forma, sabe-se que as empresas francesas dividiram com outras multinacionais o lucrativo mercado da reconstrução da infra-estrutura do país e da exploração do petróleo líbio.


Israel-Palestina, um conflito inexistente

O jornalista Alain Frachon, do Le Monde escreveu um artigo na semana passada que começava com a afirmação um tanto provocadora : « O conflito israelo-palestino não existe mais ». Não que tenha sido solucionado. Longe disso. Mas saiu completamente do noticiário, como constatava Frachon. As grandes potências não se interessam mais por ele. A intervenção de Mahmoud Abbas na Assembleia Geral da ONU deste ano relembrando que a colonização israelense assimila a cada dia que passa um pouco mais do território palestino, na Cisjordânia e na parte oriental de Jerusalém, não teve eco na diplomacia mundial, nem nos Estados Unidos, nem na Europa, nem na China, nem na Rússia.
Segundo o jornalista, o sentimento de humilhação, seja legítimo ou não, alimenta no Oriente Médio um antiamericanismo latente, sempre prestes a explodir.

FlaxFlu melancólico

Recebi e repassei a amigos um texto de Leonardo Boff publicado na revista Mirante (www.revistamirante.wordpress.com) sobre o julgamento do chamado « mensalão”, intitulado « A espetacularização e a ideologização do Judiciário”.
O editor Cesar Benjamin, um dos amigos a quem enviei, me escreveu a seguinte resposta, que me autorizou a publicar :
« Vergonha, Leneide, vergonha. É o que sinto por essa esquerda brasileira hoje, que ocupa um espaço nobre na casa-grande (aliás, junto com Fernando Collor e outros) e não aceita que sua corrupção (GIGANTESCA, e não me refiro somente ao chamado mensalão) seja julgada conforme a lei. Ninguém pode ser socialista se é antirrepublicano. Aliás, devo lhe dizer, que o clamor, por aqui, é para que o STF siga em frente. A máscara mais produzida para o próximo carnaval é a do rosto do Joaquim Barbosa, e as redes sociais estão repletas de apoio.
Quanto aos assinantes do tal manifesto, todos os que conheço têm um carguinho, um financiamentozinho, um projetinho, um DASzinho, sem falar de umas indenizações bem gordinhas... Sinto vergonha por um dia ter sido próximo a essa gente que perdeu completamente a referência republicana e a ética do trabalho. Vivem de « bicos » políticos e querem impunidade. Cesar.
PS. Além do cinismo, é claro. Ou você acha que se os políticos julgados agora fossem do PSDB (chegará a vez deles) algum desses picaretas estaria fazendo denúncias? O negro Joaquim Barbosa estaria sendo endeusado. Você duvida disso? Política, no Brasil, virou Fla-Flu. Dos mais melancólicos.


“Dá o fora, rico babaca”

Com a chegada dos socialistas ao poder na França, os ricos começaram a fugir para a acolhedora Suíça ou a  tolerante Bélgica, que abriga muitos milionários refugiados do rigor fiscal francês. O mais rico e mais conhecido dos milionários franceses pediu a nacionalidade belga um mês atrás. E ao dar a notícia, o jornal Libération não poupou  Bernard Arnault.
A capa do jornal gozando  o homem mais rico da França e da Europa, não agradou nada ao dono das marcas Louis Vuitton e Dior, entre outras mais de 60 pepitas de sua propriedade. Bernard Arnault aparecia com uma mala na mão e a frase “Casse-toi riche con” (Dá o fora rico babaca). O jornal fazia um genial trocadilho com uma frase dita anos atrás por Nicolas Sarkozy a um rapaz que recusou lhe dar a mão num lugar público : « Casse-toi pauvre con » (Dá o fora, babaca). Nesse caso, o adjetivo « pauvre » é apenas um reforço para « con ».
Bernard Arnault resolveu responder com suas armas. Suas marcas cortaram todas as publicidades programadas para Libération até o fim do ano. Com a solidariedade de classe que lhes é peculiar, outros ricos resolveram retirar seus anúncios de produtos de luxo. Resultado : Libération estima que vai perder cerca de 700 mil euros de publicidade de setembro até o fim do ano.
Mas graças àquela capa as vendas da edição foram 27% maiores e nunca se falou tanto do jornal em todos os meios de comunicação.


First girlfriend

Valérie Trierweiler, a bela companheira do presidente Hollande, quer o bolo e quer comer o bolo. Ela contesta o papel de « primeira dama » concebido classicamente mas ainda não descobriu onde deve se posicionar na nova vida que tem desde maio. Quer continuar a trabalhar como jornalista, « meus filhos são sustentados por mim », mas também quer manter um escritório no Palácio do Eliseu.
Por enquanto, ele assina uma crítica literária na revista Paris Match onde trabalha há vinte anos e onde era repórter política, especilização à qual teve que renunciar. Depois do tweet apoiando o concorrente de Ségolène Royal (dizem que Valérie e Ségolène se detestam) nas eleições legislativas, a gaffe do ano, Valérie se recolheu, fechou sua conta e parou de twitar. Mas nem por isso, a « first girlfriend » como a chama a imprensa americana traduzindo sua condição de “compagne” do presidente François Hollande, parou de falar. Deu uma entrevista na semana passada a um jornal regional de sua cidade natal Angers, na qual disse lamentar o fatídico tweet. Além disso, afirmou que precisa continuar a trabalhar por causa dos filhos. Na mesma semana, apareceu radiante no desfile de Saint Laurent, no Grand Palais.
Hollande vem despencando nas pesquisas de opinião. E a culpada não é unicamente a crise. Os franceses detestam a mistura de gêneros, vida pública e vida privada. Com o tweet de Trierweiler o presidente, que sempre quis manter sua vida privada longe dos holofotes, apareceu para a opinião pública como uma homem fraco que não consegue controlar nem mesmo sua « compagne ».
A direita francesa se delicia com o vaudeville que tem como cenário o Palácio do Eliseu, onde pela primeira vez na história habita um presidente não casado com a mulher com quem vive.


As charges de Charlie Hebdo : pode-se zombar de Maomé ?
Leneide Duarte-Plon, de Paris*
*Publicado no Observatório da Imprensa em 25 de setembro de 2012
O mínimo que se pode dizer das caricaturas de Maomé publicadas pelo jornal satírico francês Charlie Hebdo é que a maioria delas não prima pela genialidade. E que são inúteis.
Por que motivo os chargistas de Charlie Hebdo precisam provar que a França é um país onde reina a liberdade de expressão, expondo as escolas e embaixadas francesas dos países muçulmanos à vendetta dos radicais islâmicos, que  o diretor do jornal, o chargista Charb, chama « les fascistes de Dieu » ?
Publicadas num contexto explosivo depois que alguns manifestantes haviam, na Líbia, invadido um consulado americano e matado o embaixador dos Estados Unidos, entre outras pessoas, essas charges satíricas soaram para muitos na França, como uma provocação. O ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius, comparou :  «É como botar óleo no fogo ». O editorial do jornal Le Monde, publicado no dia seguinte à edição de Charlie Hebdo tem como título “Integrismo : é necessário botar óleo no fogo?” O jornal considerou as charges “de mau gosto e mesmo constrangedoras”. Mas diz que não se pode colocar no mesmo nível a crítica a Charlie Hebdo e a seus inquisidores. « De um lado, querem fazer rir. Do outro, lançam anátemas ».
A capa de Charlie Hebdo era uma grande charge de Charb mostrando um rabino empurrando um mollah numa cadeira de rodas com a bolha « Não se deve debochar ». O título « Intouchables 2 » era uma alusão ao filme « Intouchables », no qual um jovem negro da periferia de Paris se emprega como acompanhante de um milionário paraplégico. A comédia lançada no ano passado foi o maior sucesso de bilheteria da história do cinema francês.
Algumas caricaturas mostravam Maomé nu, como quem espera ser sodomizado, com uma estrela desenhada no ânus e o título « Maomé, nasce uma estrela ». Ou nu de turbante, dizendo a um Jean-Luc Godard, que o olha por trás da câmera, a frase de Brigitte Bardot no filme « Le Mépris » : « Et mes fesses ? Tu les aimes mes fesses ? » (E minha bunda, você gosta da minha bunda ?)
Charb argumentou que todos os outros jornais falaram do filme anti-Islã. A forma que seu jornal usa para tratar desse assunto é a charge.  As caricaturas foram publicadas na semana seguinte à morte do embaixador americano. Em diversos países muçulmanos houve protestos contra os Estados Unidos, onde foi filmado o abacaxi do ano chamado « A inocência dos muçulmanos » que joga lama sobre o profeta do Islã.  
Na França, Charlie Hebdo esgotou-se em um dia. Os 75 mil exemplares da primeira tiragem evaporaram na quarta-feira e no dia seguinte as bancas de jornais já estavam com nova tiragem.  Quem sabe, o lucro dessa edição compensa o incêndio provocado na redação em novembro do ano passado, quando o jornal publicara um número especial chamado « Charia Hebdo », zombando da lei islâmica ? Até hoje uma investigação tenta estabelecer a responsabilidade pelo incêndio.
Desde a quarta-feira passada, quando saiu o número polêmico de Charlie Hebdo, os políticos, os comentaristas políticos, os editorialistas, de direita como de esquerda, elegeram duas idéias básicas em torno da qual passaram a debater : a liberdade de expressão, que de fato reina na França, e a prudência. Até que ponto a liberdade de expressão deve ser usada ? Num momento já naturalmente explosivo depois da divulgação do filme americano, não seria mais prudente não provocar os fanáticos com caricaturas de seu profeta ? Para que eleger Maomé como alvo ? Apenas para cutucar os integristas da França e do estrangeiro e provar que aqui se tem liberdade de expressão ? Não fazer novas caricaturas de Maomé representa se curvar aos extremistas islâmicos ?
O Conselho Federal do Culto Muçulmano condenou “esse novo ato islamofóbico” enquanto Charb defendia a iniciativa em nome da sacrossanta “liberdade de expressão”. Os que criticavam o jornal comparavam essa edição incendiária com a outra de 2006, quando Charlie Hebdo resolveu republicar as caricaturas do jornal dinamarquês « Jyllands-Posten », que meses antes tinha provocado a ira e a vingança de integristas muçulmanos em diversos países.
A diferença é que ao republicar as caricaturas do jornal dinamarquês, Charlie Hebdo se solidarizava com um jornal atacado por fanáticos, que destruíram representações dinamarquesas em diversos países e ameaçavam de morte os responsáveis pelo jornal. Naquele momento, Charlie Hebdo militava pela ideia de um laicismo absoluto e pela liberdade de expressão. E fez uma capa na qual um Maomé dizia, desesperado : « É duro ser amado por babacas ». Aquele número vendeu mais de 600 mil exemplares e valeu um processo feito por organizações muçulmanas. O jornal acabou inocentado.
 Agora, ao publicar novas caricaturas todas « made in France » num contexto em que um filme de quinta categoria vem zombar do profeta maior da religião muçulmana, o jornal quer apenas afirmar que os integristas não fazem a lei na República Francesa.
A quem acha que eles foram longe demais, Charb responde : « Criticamos todos os extremismos. Em vinte anos, tivemos quatorze processos da extrema direita católica e apenas um dos muçulmanos ». Agora serão dois pois uma entidade muçulmana já entrou com novo processo contra o jornal.
Não deixa de ser uma causa louvável afirmar a liberdade que reina nos países ocidentais onde a religião e o Estado estão devidamente separados e o laicismo é praticamente incontestável. Mas quem pagou a conta da proteção policial excepcional nas Embaixadas e escolas francesas, além dos dois dias que ficaram fechadas para prevenir ataques em vinte países muçulmanos, foi a République, isto é, o contribuinte. Não foi Charlie Hebdo.
   


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