domingo, 14 de novembro de 2010

O povo unido nas ruas de Paris






























Fotos de Leneide Duarte-Plon, feitas na passeata de 28 de outubro contra a lei de reforma das aposentadorias, que partiu da Place de la République e terminou em Saint-Augustin, passando diante dos grands magasins do Boulevard Haussmann.


O Théâtre du Soleil tendo à frente a diretora e fundadora, Ariane Mnouchkine (que dirigia pessoalmente seu grupo), desfilou com a boneca gigante representando a Justiça. De vez em quando o grupo parava para uma performance com música e encenava a luta da Justiça para se livrar de aves de rapina que a atacavam.


O senhor de cabelos brancos é Alain Krivine, fundador da LCR (Ligue Communiste Révolutionnaire) que se dissolveu em 2008, dando origem ao atual NPA (Nouveau Parti Anticapitaliste).

As fotos são eloquentes e mostram a determinação dos franceses na defesa das conquistas sociais. A aposentadoria aos 60 anos foi uma lei do governo Mitterrand e a passagem a 62 anos é vista pela maioria dos franceses como um retrocesso.

A nova lei foi adotada à força e o movimento social, que promoveu greves e diversas megapasseatas, foi vencido. No dia 28 de outubro, em plena semana de férias da Toussaint, "apenas" cerca de 200 mil pessoas desfilaram em Paris. Em toda a França elas eram mais de um milhão nas ruas de dezenas de cidades. Mas Sarkozy continuou surdo e seguiu em frente.

A eleição presidencial de 2012 vai mostrar se Sarkozy ainda consegue convencer a maioria da necessidade de mudar a França, adaptando-a à mundialização neoliberal, destruindo as conquistas dos trabalhadores e o modelo social francês.

Dominique Strauss-Kahn, o big boss do FMI, pode ser o candidato do Partido Socialista. Será que é de um banqueiro que a França precisa?








Nenhum comentário: